Para empresas que desejam segurança em ambiente de computadores, o firewall é a melhor opção. Trata-se de um elemento-chave para uma rede segura: sua principal função é bloquear o trafego de dados indesejáveis e liberar acesso aos que não oferecem risco algum à empresa. Por isso, segurança é uma das grandes vantagens de se usar um serviço de firewall.

O firewall surgiu na década de 1980 e até hoje é utilizado em vários tipos de ambientes. Atualmente, mesmo em tempos de crise, existe cada vez mais espaço para profissionais capacitados de TI — visto que as ameças virtuais estão cada vez mais comuns.

Quer saber mais vantagens de se usar um serviço de firewall? Então continue nos acompanhando! 

O que é firewall?

O firewall pode ser um software, hardware ou ambos. Situa-se entre um link de comunicação e um computador e tem o objetivo de checar e filtrar todo o fluxo de dados que entra no ambiente de computadores.

Ele oferece resultados incríveis para as empresas. Abrange, além da segurança, disponibilidade, flexibilidade e uma excelente comunicação entre as unidades.

Essa solução em ambiente digital é válida tanto para aplicações comerciais quanto para residenciais. O firewall protege não apenas a integridade dos dados, mas também a confidencialidade das informações.

Quais as vantagens de se usar um serviço de firewall na minha empresa?

Manter a rede em segurança

A principal vantagem de um sistema de firewall é assegurar total integridade dos dados e das informações, bloqueando sites por meio de filtros de URL.

Um serviço de firewall corporativo conta com atualizações automáticas de antivírus e protocolos de proteção, incluídos nos pacotes adquiridos pelas empresas.

Garantir conectividade 24 horas por dia

O gerenciamento de firewall permite que o usuário disponha de suporte e monitoramento 24 horas por dia.

Em casos de pane e defeitos de equipamento, o serviço é acionado e tudo é resolvido de forma que o usuário não perca sua conexão. 

Promover redução de custos

Um serviço de gerenciamento de firewall permite ao usuário uma boa redução de custos. Não há necessidade de equipamentos e técnicos para operá-los.

A empresa terá, por meio do serviço, recursos para otimização de banda larga que, entre outras utilidades, permite a compactação de arquivos enviados por e-mail.

Garantir uma maior produtividade

Com o serviço de firewall, é possível ter controle dos acessos às redes sociais, por exemplo, e de outros sites que utilizam os dados disponibilizados pela banda larga.

Dessa forma, mais dados ficarão disponíveis e, os colaboradores, livres para desempenhar suas tarefas de rotina com maior dedicação. 

Controlar o acesso às informações

Ao contratar um serviço de firewall, é possível definir hierarquicamente os acessos às informações. Ou seja, a empresa terá o controle de acessos, definindo o que será permitido a cada colaborador.

Essa é uma forma de prevenir o vazamento de informações sigilosas — e que só interessam a alguns cargos da empresa.

Quais os tipos de firewall? 

Packet Filtering (filtragem de pacotes)

Trata-se de um método considerado simples, mas que cumpre com o que promete: a segurança de dados. O desenvolvedor cria uma série de regras e, por meio de uma análise de compatibilidade feita pelo firewall, aquele usuário é autorizado ou não a determinado acesso.

Proxy Services (ou firewall de aplicação)

Esse tipo de firewall atua ligando uma rede interna de computadores à outra que, geralmente, é a internet. Por lidar com uma grande demanda de solicitações, esse tipo é comumente instalado em servidores muito potentes.

É um tipo de firewall muito utilizado pelas empresas e dá uma boa segurança, uma vez que não permite a comunicação direta entre origem e destino, fazendo com que todo o fluxo de dados passe pelo sistema e, assim, possa haver um controle maior.

Stateful Inspection (ou inspeção de estados)

Esse tipo de firewall analisa e compara o tráfego de dados, buscando padrões que sejam aceitos por suas regras, os quais serão utilizados para manter a comunicação e depois utilizados como parâmetro para o tráfego seguinte. Quando houver uma transação de dados por uma porta desconhecida, o bloqueio será feito pelo sistema.

Viu só como o firewall é uma ferramenta importante para a segurança de qualquer empresa? Deixe um comentário e compartilhe suas ideias sobre o assunto!