Saiba como fazer uma boa gestão de banco de dados

Quando falamos sobre uma boa gestão de banco de dados onde, no cenário tecnológico atual, o acesso a diversas informações pode ser feito de forma remota, é preciso ter o máximo de cuidado com os dados corporativos para garantir a segurança do negócio.

Como muitas informações do dia a dia são oriundas do histórico de armazenamento, fazer uma boa gestão de banco de dados é uma atividade que terá efeito positivo até no planejamento estratégico da empresa.

Um banco de dados com alto desempenho e segurança atualizada traz vantagens para qualquer instituição, independentemente de porte ou área de atuação. Essa premissa enaltece o trabalho da área de TI, sobretudo dos analistas que cuidam desse setor.

Os gestores e diretores de uma empresa devem entender que investir nesse sistema é fundamental. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira a importância de uma boa gestão de banco de dados:

A importância da gestão de banco de dados para a empresa

Todas as informações que circulam na empresa são armazenadas no banco de dados. Assim, fica nele a possibilidade de interligar informações de diversos setores, trazendo para a empresa características como o Data Mining, que dará uma perspectiva clara de futuro para os envolvidos com as decisões do negócio.

Com esse nível de importância, ter uma gestão focada no assunto se mostra o caminho correto para poder aproveitar todo o potencial que esse ambiente possui. A experiência fez com que o mercado estudasse a fundo o tema, e certas verdades foram descobertas por especialistas e empresas de renome no universo da tecnologia.

Algumas boas práticas devem ser implantadas por quem quer cuidar bem do próprio banco de dados. A seguir, listaremos três tarefas prioritárias que um bom gestor executa para a integridade do sistema.

Realização de backups periódicos na nuvem

As informações que existem no banco de dados são cruciais para o negócio — afinal, a perda desses dados pode trazer grandes prejuízos de tempo e dinheiro e tempo. Para evitar que isso aconteça, devem ser definidos períodos para a realização de backups.

Geograficamente falando, também não é possível manter todos os backups armazenados no mesmo local, pois toda a informação ficaria sujeita a acidentes, ataques físicos ou desastres naturais.

Para fugir desse problema, a melhor solução é utilizar a nuvem, um ambiente que alia segurança e performance, garantindo que os dados nunca serão perdidos.

Uso de softwares de criptografia

Com tanta importância colocada em cima dos dados históricos, a segurança obviamente deve ser um dos pontos de maior atenção na gestão de banco de dados. Não é raro vermos notícias sobre ataques virtuais que deixam um rastro de prejuízo e ferem a imagem das organizações para o público.

Por esse motivo, não se deve abrir mão de investir forte na criptografia do banco e na capacitação dos profissionais, que devem saber operar esses softwares da forma mais eficiente possível. Essa atitude garantirá que o ambiente estará sempre livre de ameaças.

Emissão de relatórios de execução

Para ter um parâmetro mais visual do que está acontecendo no banco de dados, manter relatórios de execução de tarefas e de performance é parte da gestão do sistema.

Com números e gráficos em mãos, fica mais fácil agir rapidamente quando algo sai dos eixos, evitando que o cenário problemático afete mais departamentos com o passar do tempo.

Essa é uma prática que deve ser evoluída constantemente pelo gestor e pelos analistas do banco de dados, trazendo novas perspectivas relevantes para um controle integral do ambiente.

O banco de dados, pois ele é o sistema mais acionado dentro de uma empresa, e para garantir sua segurança e eficiência é preciso estudar o assunto, buscando o aprimoramento constante e a capacitação em novas tecnologias. Dessa maneira, a segurança e o desempenho do ambiente evoluirá de forma visível e lucrativa!

Como você viu, o banco de dados é indispensável para um negócio, e aplicar novos conhecimentos nessa área pode dar uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então conheça agora os principais benefícios do uso de um serviço de firewall no seu empreendimento!